Blog
SOBRE MAMA E DIAGNÓSTICOS
05 de Fevereiro: Dia Nacional da Mamografia
05 de Fevereiro de 2018

O câncer de mama é o tumor maligno mais comum nas mulheres (depois de pele não-melanoma) e também o que leva ao maior número de óbitos no Brasil e no mundo. Acomete mulheres e homens, porém é raro no sexo masculino. Nas mulheres, é raro antes dos 35 anos mas a incidência aumenta com a idade, especialmente após os 50 anos. Segundo dados do INCA, atualmente estima-se em torno de 60 mil novos casos de câncer de mama por ano no país.

Dessa maneira, a melhor maneira de se cuidar é fazendo o diagnóstico precocemente. Quanto mais cedo é a detecção, menor o tamanho do tumor e menor o risco de metástases (quando células do câncer se espalham e são encontradas em outros órgãos além da mama). Portanto, mais simples será o tratamento, menor a cirurgia e maior a chance de cura.

O melhor método de imagem para fazer o diagnóstico precoce é a mamografia. Inúmeros estudos já demonstraram que realizar mamografia anual reduz em pelo menos 30% a mortalidade pelo câncer de mama. Por isso, este é o exame mais indicado e fundamental para o rastreamento do câncer de mama (exame de rotina).

A mamografia evoluiu ao longo dos anos, passando da mamografia de alta resolução para a mamografia digital e recentemente para a mamografia digital com tomossíntese. A tomossíntese não é um novo exame, mas uma ferramenta disponível nos mamógrafos mais novos e modernos, onde se consegue gerar um tipo de imagem 3D, melhorando a detecção do câncer. Desta maneira, deve-se considerar incluir a mamografia com tomossíntese no rastreamento sempre que possível, ou disponível.

A ultrassonografia pode ser usada de maneira complementar (e não substitutiva) à mamografia, principalmente quando a mama for densa, ou seja, quando a composição da mama apresentar mais glândula que gordura.

Por tudo isso, as Sociedades médicas mais respeitadas no Brasil e no exterior, recomendam a mamografia anual para todas as mulheres entre 40 e 74 anos, mantendo-se essa rotina para mulheres com mais de 75 anos, enquanto houver boa saúde (entendida como uma expectativa de vida de pelo menos mais 7 anos a partir daquela idade).

Portanto, nesse dia 05 de Fevereiro, Dia Nacional da Mamografia, tome o cuidado de programar seu exame ao longo do ano. Lembre-se: o diagnóstico precoce ainda é a principal ferramenta no controle do câncer de mama.

Acreditamos que para ACERTAR no alvo tem que olhar no olho e ouvir a história de cada cliente.
Precisão é a certeza da QUALIDADE dos nossos serviços.
Precisão é a ORIENTAÇÃO que tranquiliza uma família inteira.
Precisão é RESPEITO por quem merece o nosso cuidado.
Top
×